Como Estudar Lei Seca

By Luísa Scheid - domingo, dezembro 19, 2021




Quem nunca escutou que para passar em concurso público tem que saber a lei? Mas não é só saber, é sentar na frente do nosso não tão amado Vade Mecum e ler artigo por artigo. Parece tão fácil falando assim, mas só quem já tentou sabe o quanto é chato (e impossível) ler lei como se fosse um livro... Tanto que a lei acaba sempre ficando de lado, o que pode ser um erro fatal na vida de um concurseiro. Então, como podemos tornar essa leitura mais fácil e produtiva?


1. Leia com o material de estudo

Muitas vezes não conhecemos os fundamentos e os conceitos da matéria, mas é importante que você tenha esse conhecimento para que você entenda o que está lendo e não apenas passe os olhos por obrigação. Ler a lei enquanto estuda a matéria pode te ajudar a acompanhar o texto legal.

2. Faça marcações

Use marcadores de texto para ressaltar termos e prazos importantes. O ideal é que você faça as marcações apenas após algumas leituras, assim você conseguirá identificar quais são as principais expressões e destacar apenas as mais importante. Ter um código de cores também pode te ajudar.


3. Deixe anotações

Você pode usar post-it para deixar pequenos blocos de texto, com informações importantes, para se lembrar da próxima vez em que você passar pelos mesmos artigos. É interessante para casos de interpretações do STF, por exemplo.

4. Conheça sua banca

Saber quais são os artigos mais pedidos pela banca pode te ajudar, principalmente na hora da revisão pré-prova, em que temos mais matéria do que tempo para estudar. Nos últimos dias de revisão, é mais importante ler aquilo que tem mais chance de ser cobrado.


Dica da Loops

Nos meus primeiros Vade, eu costumava usar grifa-texto para fazer minhas marcações. Testei diversas marcas, e todos que usei sempre marcavam um pouco a parte de trás da folha. No meu Vade mais recente, comecei a usar lápis de cor, e fiquei bem satisfeita com o resultado. Além de ter uma boa diversidade de cores, não passa nada nessa folha fininha que usam para Vade Mecum.




Deixe aí nos comentários, qual a dica que mais te ajudou?

  • Share:

Similares

2 Comentários

  1. eu comprei giz de cera pra marcar meu vade e funciona muito bem! comprei esses retratil da tris, melhor aquisição da vida, acho melhor que lapis de cor, pois o lápis é pontudo e pode estragar a folha dos vades que tem folha mais fina, tipo o da saraiva

    obg pelas dicas

    bjsss
    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, que maravilhoso! Vou dar uma olhada neles. Eu sempre faço as marcações sem pesar na mão exatamente pelo medo de rasgar. Esse papel do Vade é só para dar dor de cabeça mesmo!
      Beijos!

      Excluir