Mesa Organizada: Como Arrumar Seu Local de Estudos


Antes de começar a estudar, a primeira coisa que você deve fazer é arrumar a sua mesa. Há pesquisas que indicam que o estudo rende mais se o ambiente for propício. Quanto a isso, aqui vai uma dica inicial: evite estudar deitado na cama ou no chão, pois assim você tende a se distrair mais e fica difícil manter uma boa postura.
Escolha seu local de estudos tendo em mente que deve ser um lugar confortável, silencioso e bem iluminado. Escolhido o local, hora de pensar no ficará em cima da mesa. Sim, não basta simplesmente sentar na mesa de qualquer forma. Vamos descobrir como arrumar?


1. Limpe a mesa
Para arrumar a mesa, o ideal é que você retire tudo aquilo que não será usado. Deixe apenas os cadernos que serão usados, o notebook, além de lápis, canetas e marcadores, que devem ficar dentro de um porta-canetas ou copo. O ideal é que você deixe apenas esses itens e retire todo o resto de cima da mesa (mesmo que apenas temporariamente) para que haja mais espaço livre.

Quanto menos itens estiverem na mesa, mais fácil será de você se concentrar. Isso guardar aparelhos eletrônicos, principalmente o celular. Caso você não vá usar o notebook, desligue-o e tire-o da mesa para liberar espaço, assim você também não sofre com a tentação de ficar nas redes sociais. Se precisar, deixe seu celular em outro cômodo. Afaste todo material inútil para seu aprendizado como revistas, livros ou cadernos que não tenham nada ver com seu tema.


2. Menos é mais
A maioria das pessoas adora comprar materiais de estudos, mas na verdade você só precisa de uma caneta, seu livro ou computador e seu cérebro. O resto é resto. Você não precisa de um arsenal de canetas, marcadores e lápis sempre perto.

Mais importante do que ter mil canetas coloridas, é saber como usá-las. Se elas mais atrapalharem do que ajudarem, repense seu uso. Menos é mais. Você precisa encontrar o que funciona para você. Eu sou adepta do código de cores, apenas porque funciona para mim. Se não funcionar para você, guarde-as.


3. Iluminação é importante
Como já disse, ao escolher seu lugar de estudos, você precisa pensar se ele é iluminado o suficiente. Lembre-se que você lerá bastante e por muito tempo, então escolher um lugar mal-iluminado pode cansar sua vista e te dar dor de cabeça. Se o seu cômodo de estudos não for iluminado o suficiente, tenha uma pequena luminária.


4. Hidrate-se e alimente-se
Um dos itens mais importantes para ter em sua mesa é uma garrafa de água. Estudar consome muita água, então é importante manter-se hidratado. Além disso, também é bom ter alguns biscoitos ou barrinhas de cereal em mãos durante seus intervalos mais curtos. Se quiser, deixe alguns docinhos separados como recompensa para cada meta de estudo alcançada.

>> Leia também: Como Uso o Método Pomodoro para Concurso Público



Minha Mesa de Estudos

Postar um comentário

2 Comentários

  1. amei o post, e concordo menos é mais, porém não aguento e compro canetas kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você pode ver ali no cantinho da minha mesa, eu tenho ZILHÕES de canetas e sempre compro mais também HAHAH
      Mas tiro do caminho na hora de estudar.

      Excluir