Dicas para Começar seu Bullet Journal



O Bullet Journal foi criado por Ryder Carroll, que decidiu voltar a usar papel para seus planejamentos e registros de ideias. Você pode conferir tudo no site dele (em inglês).

O Bullet Journal pode ser usado para:

a) Planejar seu dia, sua semana, seus projetos e outras atividades.
b) Organizar informações úteis, como senhas, dados importantes, checklists e outros.
c) Registrar seus gastos, suas atividades, o que comeu, livros lidos e mais.

Até aí parece fácil de entender. Mas não sabe como começar a montá-la? Confira algumas dicas!

◆◇◆◇◆◇◆◇◆◇


1) Faça uma lista
Escreva tudo que você quer com o Bullet Journal. Quais projetos e atividades você quer controlar, com que antecedência você quer se planejar. Se quer fazer registros diários, semanais ou mensais. Faça um brainstorm e escreva tudo que pensar.

>> Leia também: Ideias de páginas para Bullet Journal


2) Compre um caderno bom
Escolher o caderno ideal é importante para que você fique mais motivado a usá-lo. É preciso que ele se adeque às suas necessidades e gostos. Antes de comprá-lo, verifique o número de folhas e se elas são pautadas, pontilhadas ou não. Se você costuma escrever muito, modelos com maior número de páginas são indicados. Com relação às linhas, muitas pessoas decoram o Bullet Journal com desenhos e colagens; neste caso, é melhor que as folhas não tenham linhas. As folhas pontilhas ou em branco são melhores opções. Se você pretende fazer apenas anotações curtas, o modelo pautado é o mais indicado.

USADO PELA LOOPS
Particulamente eu gosto das marcas Moleskine e Leuchturm, mas sei que elas são um pouco inacessíveis. A verdade é que qualquer caderno que você goste serve!



3) Teste as canetas
O ideal é que a gramatura das folhas do seu caderno seja de 90 gramas. Caso seja menor, você só poderá usar canetas esferográficas e de gel, pois qualquer outra caneta causará vazamento de tinta para as outras folhas. Se as folhas forem de 90 ou mais gramas, pode usar tranquilamente a maioria das canetas. Se quiser ter certeza que não haverá vazamento, use a última folha do seu caderno para testar suas canetas.




4) Crie um padrão de cores
Uma das formas de usar seu BuJo é com canetas coloridas para identificar diferentes tipos de tarefas. Dessa forma, além de ser muito mais prático de se organizar, seu BuJo ainda ficará mais alegre.

Vale lembrar que essa legenda de cores serve para mim. Você pode alterá-la para que atenda suas necessidades.

4) Busque referências
O Bullet Journal ainda está na moda em diversos países e a internet está cheia de BuJos muito bonitos. Aproveite redes como o Pinterest e o Instagram para buscar inspirações. Lembre-se de que eles são só uma ideia. Você não precisa fazer exatamente igual. Procure sempre dar seu estilo pessoal.

>> Leia também: Bullet Journal 2019


5) Crie o hábito de anotar
O método do Bullet Journal apenas vai funcionar se você tiver um compromisso com o papel. A ideia por trás dele é tirar da cabeça e colocar em algum lugar visível o suficiente para ter um efeito quase que de cobrança. É verdade que muitas vezes esquecemos de anotar as coisas, mas é importante criar uma rotina. Encontro o momento que funciona melhor para você: logo que acorda, antes de dormir? Não existe momento certo. Existe o momento certo para você.


6) Tente coisas novas, mas tente coisas alcançáveis
Eu sei que falei para procurar referências para decorar seu Bullet Journal, mas vou me contradizer e dizer que você não precisa decorá-lo se não quiser. Essa dica é sobre isso: sim, é legal decorar, sim é tentar coisas novas e recriar ideias e layouts que encontramos no Pinterest, mas não se obrigue a fazer coisas que você ainda não consegue fazer. Caminhar a passos lentos também é caminhar. Decorar com adesivos também é decorar. Não precisa se comparar com aquela aquarela maravilhosa.


7) Não faça #alokadaspapelarias se você não é #alokadaspapelarias
O Bullet Journal não é sobre ter o caderno mais decorado, mais bonito, mais cheiroso (vai que a pessoa gosta de colocar perfume no caderno, né)? É sobre te ajudar a organizar seus projetos. Tudo que não te ajuda, não entra no método. Se você é do tipo que uma caneta Bic e papel já resolve, foque nisso. Não perca tempo comprando canetas e papeis e adesivos que você não vai usar.

Postar um comentário

0 Comentários