10 Dicas para Turbinar seus Estudos

By Luísa Scheid - quarta-feira, abril 22, 2020



Estudar não é apenas sobre quantidade, é sobre qualidade também. Estudar muito, mas estudar errado ou sem foco pode não ser o suficiente para alcançar o resultado que você precisa. Aqui vão algumas dicas para te ajudar a colocar seus estudos nos trilhos.

◆◇◆◇◆◇◆◇◆◇

1. Planeje-se
É importante fazer um planejamento a longo prazo. Pode ser mensal. Para quem gosta de se planejar a fundo, planejamento semestral ou anual é uma boa. Monte de um calendário e  estipulo um prazo para você ver toda a matéria. Não significa que você precisa saber tudo, mas você precisa passar por toda a matéria se quiser ter segurança na hora de fazer a prova.


2. Controle seu estudo
Para isso, tenha uma planilha ou um organograma com toda a matéria a ser estudada, individualizando os temas. Ao final de cada dia, marque os temas que já estudou. Se quiser, você pode controlar dias e horários de estudo, assim você poderá acompanhar a média de horas dedicadas a cada assunto. Dessa forma, dá para garantir que nenhuma matéria será deixada de lado e, consequentemente, acumule.



3. Tenha uma rotina de horários
Se você está apenas estudando, pense no seu trabalho como trabalho. Estipule seu horário de entrada, saída  e intervalos. Se você trabalha e estuda, talvez seja mais complicado ter horários rígidos, mas pense em uma rotina que não conflite com seu trabalho. Estudar de maneira desordenada e sem critério pode atrapalhar mais do que ajudar, fazendo com que o seu dia fique mais cansativo e atribulado do que ele já é.



4. Trace metas realistas

Estudar é uma rotina e, como tudo na vida, está sujeito a variações do seu humor e do seu entusiasmo. Estipular metas que não condizem com sua realidade de tempo apenas gerará frustração e uma sensação de sempre estar atrás. Isso apenas prejudicará sua vontade de continuar estudando. Tente ser o mais realista possível na hora de se planejar. Se você quer estudar quatro horas líquidas, planeje-se para ter de cinco a seis horas para o estudo, por exemplo. Assim, você terá o tempo que precisa para alcançar o planejado, com folga, e se sentirá melhor ao ver que consegue seguir o cronograma.


5. Mantenha sua mesa organizada
Há pesquisas que indicam que o estudo rende mais se o ambiente for propício. Teoria das janelas quebradas.

>> Leia também: Mesa Organizada: Como Arrumar Seu Local de Estudos



6. Desligue o celular
Não precisa desinstalar todas as redes sociais do seu celular, a não ser que queria. Desligar o celular já será obstáculo o suficiente para você não se distrair durante a sessão de estudos com aquela espiadinha. Se quiser garantir, deixe seu celular em outro cômodo.


7. Teste métodos de estudo diferentes
Não existe uma fórmula mágica que funciona para todo mundo. Cada pessoa estuda e revisa de um jeito e está tudo bem em usar métodos diferentes que as pessoas ao seu redor se funcionar para você. Mas lembre-se que vale a pena dar uma chance para outros métodos antes de se fechar em apenas um... Você nunca saberá qual funciona melhor para você se não testar.

>> Leia também: Métodos de Estudo



8. Faça conexões entre o que você estuda e a sua vida pessoal
Esqueça o velho "decoreba". Tente criar conexões dos temas estudados com experiência da sua vida ou mesmo acontecimentos recentes, como proposto pelo pesquisador Kevin Paul no livro Study Smarter, Not HarderSuas experiências funcionarão como gatilhos para estimular a absorção de conhecimentos.


9. Faça atividades físicas e tenha hobbies
A retenção de informações novas é melhorada pela realização de atividades físicas. Além disso, as atividades físicas farão com que você se sinta melhor com você mesmo e a autoestima é essencial para se manter focado.
Hobbies em geral são ótimos para desestressar e te tirar do ambiente de estudo. Lembre-se que sua vida não se resume a estudar. O estudo é apenas uma parte dela.


10. Tenha um círculo de suporte
É sempre bom ter contato com pessoas que estão na mesma situação que você, pois elas serão mais capazes de entender pelo que você está passando, as dificuldades e a tensão dos estudos. Encontre pessoas com quem você pode compartilhar sua situação ou mesmo tirar dúvidas. Apenas tome o cuidado para que essas pessoas não te deixem mais tensas do que você já está.
Também converse com seus amigos e familiares. Mesmo que eles não estejam estudando, eles poderão te ajudar a alcançar seu objetivo. Inserir outras pessoas em nossas metas nos ajuda a cumprir o que prometemos. Escolha algumas pessoas próximas que possam cobrar coisas específicas de você.

  • Share:

Similares

0 Comentários