5 Dicas para aprender Lettering



Você sabe o que é Lettering?
É a arte de desenhar e criar letras, ilustrando frases em ideias apenas com palavras e ornamentos.

A arte do lettering se expandiu muito nos últimos anos, sendo utilizando principalmente em marketing de empresas e decoração de ambientes. Os grandes murais nos encantam por aí, mas muita gente sequer imagina que reproduzi-los pode ser fácil! Aqui vão algumas dicas para dominar esta arte.

1. Tenha referências
Procure por letras que te atraiam. Preste atenção em como são desenhadas. É importante apurar seu olhar. Quanto mais referências, mais fácil se torna o seu processo criativo. Você pode conseguir referências tanto em sites que disponibilizam fontes, como em canais e perfis de instagram de artistas de lettering.

>> DaFont
É legal participar de grupos de Lettering, onde seus colegas irão mostrar seus trabalhos. Isso te dará um pouco de bagagem, além de não precisar procurar todas as informações sozinho.


2. Estude
Como qualquer arte ou técnica, o lettering também precisa de estudo.

>> Livros
Livros são ótimas formas de aprender o lettering sozinho, pois os embasamentos teóricos são melhores desenvolvidos e você consegue estudar conforme seu próprio planejamento. Não há o livro certo, basta ser um livro bom e que você se identifique. Pessoalmente, eu indico:
    □ Caligrafia para Relaxar, por Amy Latta
    □ Os Segredos de Ouro do Lettering, por Martina Flor


>> Cursos
Aprender através de um curso é bom, pois ele te ajuda a não apenas a aprender a parte prática da caligrafia e do lettering como também ajuda você a ter uma direção sobre o que deve estudar para aprofundar o seu conhecimento.
    □ Marina Viabone
    □ Faber-Castell

>> Canais
A parte mais legal dos canais de lettering é ver a arte sendo feita ao vivo. Por que isso é bom? Porque como uma das formas de aprendizado é pela reprodução do que vemos, nada melhor que conferir como se faz, se isso inclui movimentação da mão. Além disso, quando vemos a arte sendo feita ao vivo, vemos que todo mundo erra, mas que mesmo um erro pode continuar bonito em lettering.

3. Copie
Nós aprendemos copiando, reproduzindo o que vemos, e no lettering não é diferente. Escolha algumas fontes e as copie letra por letra. Tente esquecer que são letras e pense nas formas como desenhos. Você ir mais longe e reproduzir as artes dos seus artistas favoritos como forma de treino. Lembre-se que você está aprendendo e que sua arte não será igual as dois outras, mas nem por isso você deve desistir. Apenas não se esquece de creditá-los se for postar o resultado por aí (não tenha medo; a maioria dos artistas vai gostar de saber que te inspiraram).


>> Leia também: 5 Fontes para treinar Lettering



4. Treine
Treinar não significa apenas fazer as artes. Treinar pode ser apenas fazer exercícios para melhorar o controle e o peso da sua mão, além das diversas formas com que você pode fazer cada letra.


>> Freebies: Folhas de Treino para Lettering


5. Guarde suas artes
Só há uma foram de acompanhar seu progresso: guardando cada uma das suas artes. Coloque tudo em uma pasta e compare de tempos em tempos. Prometo que isso te dará um ânimo mesmo nos dias em que estiver com mais dúvidas sobre seus progressos. Não esqueça de datar seus rascunhos e artes.



Dica Extra: Não se preocupe com materiais
Eu tenho certeza que você já viu no instagram várias contas de artistas de lettering ou de estudantes que usam o lettering em seus roteiros de estudo e como eles tem incontáveis canetas coloridas. Apesar de eu mesma ser louca pelas canetas, jamais diria para investir nelas logo de cara. Um bom lettering pode ser feito com canetas bic e apenas em uma cor. É verdade que o efeito varia conforme a caneta, mas não se apresse em comprá-las antes de entender como elas funcionam (e quais são as melhores para o que você pretende).

Postar um comentário

0 Comentários