5 Livros com Protagonistas Femininas

By Luísa Scheid - terça-feira, março 20, 2018



Continuando com o projeto Próximo Capítulo, o tema desse mês é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Assim, trago hoje cinco dicas de livros com protagonistas femininas que mostram o lado forte, o lado real da mulher. Bora conferir?

◆◇◆◇◆◇◆◇◆◇

Wicked
>> Nota 6/10  Resenha completa

Wicked nos traz o outro lado de O Mágico de Oz - o lado da Bruxa Má do Oeste - colocando no centro da trama Elphaba, a bruxa de pele verde. Elphaba é uma moça mal compreendida que, por sua própria percepção de si e de sua cor rejeitada pela sociedade, envolve-se na luta pelos direitos dos Animais, que antes tinham direitos iguais aos "humanos". Ao entrar nesse universo, Elphaba acaba se envolvendo em uma briga política por poder, enquanto parece notar que é somente uma marionete do destino. Elphaba é uma personagem muito forte e corajosa - não teme morrer pelo que acredita e chega a ser uma inspiração, mesmo sendo uma personagem fictícia.



◆◇◆◇◆◇◆◇◆◇

Amor Amargo
>> Nota 8/10

Alex é uma garota doce e estudiosa, filha do meio em uma família destruída. Sua mãe morreu muito cedo em um acidente - e a morte da mãe levou também o pai, que não soube lidar com a perda e se fechou completamente para suas três filhas. Alex também nunca superou a perda da mãe, que estava fugindo com outro homem quando sofreu o acidente, deixando a garota com uma sensação de total abandono.
Quando Cole, o garoto novo do colégio, encantador e divertido, se interessa por ela, a vida parece finalmente encontrar um sentido: Alex encontra então aquele que seria seu porto seguro... Ou não...
Presa em um relacionamento conturbado, Alex precisa encontrar força em si mesma para enfrentar seus próprios demônios - a falta de sua mãe, a ausência de seu pai, a sensação de abandono - e conseguir se libertar do maior deles: seu namorado. Apesar de tão nova, afinal ela está apenas no ensino médio, sua transformação nessa caminhada é muito marcante e também inspiradora para tantas mulheres reais que infelizmente se encontram em situação semelhante.
Recomendo e muito.

◆◇◆◇◆◇◆◇◆◇


Para Sempre Alice
>> Nota 8/10

Para Sempre Alice é uma comovente história sobre Alzheimer. Alice Howland é uma professora de psicologia e linguística de Harvard, renomada e eficiente em sua área, que, apesar de sua mente brilhante, começa a ter pequenos episódios de esquecimentos. A preocupação a aflige quando sai para correr se perde em um lugar que conhecia, mas simplesmente não conseguia achar o caminho de volta para casa. Preocupada, ela procura ajuda médica, que lhe dá um diagnóstico amedrontador: ela tem Alzheimer de instalação precoce.
A partir de então, Alice passa a travar uma batalha interna: como reagir a esse diagnóstico? Deve aceitar sua condição e se afastar de tudo que ama ou tentar lutar contra? Pouco a pouco, contudo, Alice vai perdendo o controle sobre si para a doença, mas não desiste de tentar se manter a mesma - de ser para sempre Alice.


◆◇◆◇◆◇◆◇◆◇

Caixa de Pássaros
>> Nota 8/10 ◆ Resenha completa

Malorie é uma estudante universitária que descobre estar grávida em decorrência de um “one night stand” quando o "Problema" começa. O "Problema" envolve um surto mundial de pessoas enlouquecendo e cometendo homicídios e suicídios após verem alguma coisa, de forma que aos poucos os sobreviventes deixam de conviver entre si, isolando-se em suas casas. Após um período de grande devastação humana, Malorie se vê como uma sobrevivente que tem duas crianças pequenas para cuidar sem ajuda de qualquer outro adulto. Seu plano é navegar um rio com os olhos vendados até um lugar seguro.
Malorie é uma personagem consistente e seu desenvolvimento psicológico é bem claro na narrativa. Todas as suas reações são fundamentadas pelas circunstâncias, de forma que toda sua ligação com o Problema, desde a perda do seu ceticismo até o advento de sua frieza é muito bem trabalhado. Apesar de ser a personagem principal, não é minha personagem preferida, mas admito o mérito de Malerman no seu desenvolvimento e por isso esse livro é minha recomendação.


◆◇◆◇◆◇◆◇◆◇


Julieta
>> Nota 10/10

O livro é dividido em duas narrativas: a primeira segue a narrativa de Julie Jacobs e a segunda conta verdadeira história de Romeu e Julieta que teria inspirado Shakespeare, através de cartas deixadas pela mãe de Julie como ‘herança’.
Comedida e tentando ao máximo levar a sua vida de maneira tranquila, Julie sempre viveu à sombra de sua irmã gêmea Janice, evitando aventuras e escândalos. Com a morte de sia tia-avó Rose, que a criou desde a infância, Julie se encontra no meio de uma reviravolta familiar: em seu testamento, Rose deixou sua casa apenas para Janice. Para Julie só restou uma carta com um conteúdo suspeito: seu nome verdadeiro era Giullieta Tolomei e sua mãe deixara pistas que a conduziriam até um tesouro em Siena na Itália, cidade em que ela nascera. Na busca por esse tesouro, Julie, então Giullieta, encontrará a verdade sobre quem ela realmente é, em uma transformação gradual que trará toda coragem que precisa para ser essa pessoa.


Quem ai já leu algum desses livros? Qual outro vocês indicariam. Conta ai nos comentários.

Similares

42 Comentários

  1. Nunca li nenhum , nas estou curiosa pra ler Julieta! Me deixou intrigada!

    ResponderExcluir
  2. Que magníficos os livros com protagonistas femininas, ainda não conhecia eles, fiquei bastante curiosa pelo livro Para Sempre Alice a história da Alice é incrível bjs.

    ResponderExcluir
  3. Desses eu li o Para Sempre Alice (por causa do filme rs), mas fiquei curiosa pra conhecer os outros. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Luisa, adorei as sugestões!
    Amor amargo e para sempre Alice, estão na minha lista de leitura a um tempo. Caixa de pássaros eu li, e gostei bastante da protagonista.
    Os outros, eu já conhecia de nome, me interessei por Wicked, eu sempre adoro saber o lado das vilãs.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. São livros com títulos bem interessantes. Ainda não li nenhum, mas assim que ver um quero logo ler. Valeu. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Vou procurar algum deles para ler esse ano

    ResponderExcluir
  7. É super bacana conhecer livros com protagonistas femininas! Nos identificamos e nos sentimos muito representadas!

    ResponderExcluir
  8. Acredite ou não, nenhum dos citados eu já li, apesar de ter muitos livros com protagonistas femininas no currículo :)
    Ontem mesmo baixei Wicked, coincidência, né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Amei a publicação. Desta lista eu só li Caixa de Pássaros e eu adorei a história. A forma com que a personagem lidou com tudo sozinha e grávida foi emocionante. Anotei as sugestões dos outros livros, pois me interessei <3

    Beijos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Que lista legal. Não conhecia, mas me interessei por Para sempre Alice. Deve ser muito bom!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a lista, a maioria eu não, mas amei Caixa de Pássaros e Para Sempre Alice eu vi o filme e foi emocionante, quero ler o livro. Os demais eu pego como recomendação.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amei as dicas dos livros vou tentar achar um desses por aqui para ler

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Da sua listinha só conheço Caixa de Pássaros e acho a história sensacional. Um thriller eletrizante.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  14. Nao li nenhuma ainda, mas adorei as indicações. Anotei eles na minha lista de leitura desse ano.

    ResponderExcluir
  15. Eu já li o Caixa de pássaros. Muito bom esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Meus livros preferidos são com protagonistas femininas ou com apenas mulheres. Ainda nãoisso nenhum dos que você citou

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Anotei os nomes de todas as obras citadas, porque algumas conheço por "alto" e outras nunca as li, mas sempre gosto de histórias com personagens fortes e que mostram sua vulnerabilidade sem medo de nada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Luísa!!!
    Adorei a sua lista com protagonistas mulheres e ainda não li nenhum deles!!!
    Anotei todos os cincos que você postou.
    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
  19. Oi
    adorei os livros,obrigada por compartilhar com a gente,vou ver se acho par ler uns desse da lista,

    ResponderExcluir
  20. Amei os resumos eu quero ler todos 💕

    ResponderExcluir
  21. Que bacana seu post adorei alguns livros

    ResponderExcluir
  22. Adorei a postagem e já quero ler Wicked, Amor Amargo que parece ser arrebatador embora eu tenha achado a capa de doer o coração. Quero ler para sempre Alice. Sempre tive um certo medo de ler A caixa de pássaros por temer ser um torrorzinho que odeio. Fiquei curiosa pelo Julieta, parece que vai me agradar.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  23. Eu ainda não li nenhum desses livros, mas já os conhecia. Eu amo a escrita da Anne Fortier e esse livro parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  24. Oi!!
    Excelentes sugestões ❤ os livros são maravilhosos.
    Bjo

    ResponderExcluir
  25. Nossa quantos livros bons, gostei de conhecer um pouco de cada um.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, estou louca para ler amor amargo, curiosa com a historia do livro. E fiquei interessada em Julieta, tem jeito de ser muito bom. Adorei seu blog. Beijos

    ResponderExcluir
  27. Muito legal o post, adorei o tema! Não li nenhum desses livros (O Para Sempre Alice tá na lista do Netflix rs), mas pretendo ler quando possível. Abraços!

    ResponderExcluir
  28. OiiI!

    Gostei das suas escolhas, desse eu só conheço o enredo de Para Sempre Alice. tenho muita vontade de ler Caixa de Passaros, mas não sei se farei tão em breve.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  29. Ainda não li nenhum desses livros mas fiquei curiosa com Julieta e me comovi com Para Sempre Alice. Muito bacana essa seleção, histórias com mulheres fortes são sempre inspiradoras.

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Eu ainda não tive a oportunidade de conhecer os livros que você citou, mas tenho muito interesse nessa obra da Jennifer Brown desde quando foi lançado.
    Gostei da premissa de "Para Sempre Alice", me parece ser uma história muito emocionante.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  31. Achei excelente citar a personagem de Caixa de Pássaros, uma mega personagem de deixar leitor à flor da pele.

    ResponderExcluir
  32. Oie, tudo bem? Gostei muito da sua proposta. Realmente tem livros com protagonistas inesquecíveis. Da sua listinha só conhecia Para sempre Alice. Inclusive tenho o livro mas ainda não li. Me indicaram Caixa de pássaros, está na minha lista. Beijos da corujinha, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  33. Eu fiquei com muita vontade de ler Para sempre Alice e Julieta, eu nunca li nenhum destes mas vendo o breve resumo estes dois foram os que mais me chamaram atenção. Também fiquei curiosa pela Caixa de Pássaros, porém tenho a impressão que eu iria desistir logo dele :/

    ResponderExcluir
  34. Oi Luisa, tudo bem?

    Ainda não li nenhum dos livros citados, mas tenho o Julieta e sou louca para realizar a leitura. Um livro que quero muito ler é "Amor Amargo", pois parece ser uma história forte e a protagonista parece ter essa vibe também. Eu amei o post e conhecer essas protagonistas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Aah eu amo livros com protagonistas mulheres. Meu gênero preferido é o chick lit. Desses livros que citou ainda não li nenhum. Fiquei com vontade de ler o Para sempre Alice.
    Beeijos.
    Mayara Drumond.

    ResponderExcluir
  36. Não conhecia nenhum deles. Gostei muito das resenhas e quero ler Wicked. Amei as indicações. Bjss

    ResponderExcluir
  37. Que lindos!
    Sou doida para ler a caixa de pássaros, os outros eu tbm gostei bastante. Já coloquei aqui na minha listinha de indicações.

    ResponderExcluir
  38. Adorei a lista de livros, acho que amor amargo foi o que mais me deixou curiosa com a história mas imagino que todos sejam otimos 😊😚

    ResponderExcluir
  39. Tenho o livro para sempre Alice aqui em casa, mas ainda não tive tempo de ler.
    Julieta também está na minha lista a muito tempo assim como Amor amargo.
    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  40. Bela escolha. Apesar de ainda não ter lido nenhum, pela sinopse achei lindas as histórias. Para sempre Alice e um livro que tenho muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  41. otimas indicações, caixa de passaros é muito bom
    os outros eu nunnca li, mas pretendo

    ResponderExcluir
  42. Dos livros que você mostrou, só li Caixa de pássaros e amei. Achei a protagonista bem forte mesmo, nem consigo imaginar passar pelo que ela passou. Quero muito ler Wicked, Para sempre Alice e Julieta.

    ResponderExcluir