Vida de Concurseira: Minha Rotina de Estudos

By Luísa Scheid - quarta-feira, janeiro 05, 2022

 


Em três anos de estudo para o concurso público, o que aprendi foi a me organizar e o quanto isso é importante para conseguir manter a rotina. Saber o que, quando e como estudar se mostrou essencial para que eu me mantivesse no caminho. A verdade é que matéria sempre parece sem fim, o estudo é sempre cansativo e os resultados nem sempre são animadores, mas ter um cronograma e segui-lo ajuda a enfrentar o cansaço e a incerteza. É a sua pequena vitória de todo esse processo.

No momento eu carrego na minha bagagem três cursos preparatórios (um semestral, um anual e um projeto TJSP189, todos do Damásio), três anos de QConcursos, alguns cursos compartilhados com minha irmã (também concurseira) e com um amigo meu. Tudo isso me ajudou a construir pouco a pouco minha rotina. Ainda acho que tenho pontos a serem melhores, mas decidi compartilhar hoje como é separado o meu estudo. Quero ressaltar que não é uma fórmula mágica e que ainda estou desenvolvendo (até porque, como visto, ainda não passei, então não tem como ser fórmula mágica), mas espero que te ajude a se organizar também.


>> Leia também: 10 Dicas para Turbinar seus Estudos



Meu estudo é composto de quatro tarefas diferentes:

  • Leitura de cadernos
  • Leitura da lei
  • Resolução de questões
  • Revisão



1) Caderno de Estudos

Eu montei meu caderno de estudos baseado nas aulas dos cursos prepara0tórios que fiz no Damásio. No primeiro curso que fiz, que foi um intensivo semestral, anotei tudo à mão e depois passei para o computador. No ano seguinte, quando fiz o anual, peguei minhas anotações digitais e complementei. Foi assim que montei todos os meus cadernos. Eles são a base do meu estudo até hoje. Quando há alguma alteração legislativa, eu atualizo meus cadernos também. Inclusive no ano passado fiz o Projeto189, também do Damásio, e atualizei todos os meus cadernos.

Meu estudo nesta tarefa é baseada em ler o conteúdo do caderno e fazer resumos. Hoje em dia, já tenho resumos de quase todos os temas, mas ainda tenho alguns por fazer. Também gosto de criar perguntas baseadas no que eu li; coloco todas as perguntas no meu caderno de questões, que é separado por tema.


2) Lei Seca

Desde que comecei a estudar para concurso público, o que mais ouvi foi que preciso ler lei seca. E bom, acabei descobrindo bem recentemente que é uma verdade. O caderno sozinho, por mais que seja bom, não é o suficiente, pois muitas questões colocam algumas pegadinhas que quem lê bastante a lei seca consegue identificar. Desde o ano passado eu inclui duas horas de leitura de lei seca por dia. Conforme meu roteiro de lei seca, com duas horas por dia, eu consigo ler as principais leis em 45 dias.


>> Leia também: Como Estudar Lei Seca


3) Questões

Resolver questões também é uma dica que eu ignorei por muito mais tempo do que eu deveria, mas passei a incluir na minha rotina agora que já tenho uma base um pouco melhor. Eu tinha um pouco de receio das questões antes, porque muito do conteúdo eu ainda não entendia, então achei melhor na época, focar em absorver o caderno. Talvez isso tenha me custado algum tempo, mas pelo menos hoje tenho confiança que entendo a maior parte do conteúdo dos meus cadernos e posso me focar em aprender como cada banca pergunta.


4) Revisão

Acho que a revisão é sempre a grande dúvida. Que precisamos estudar, todo mundo sabe. E seja lendo lei, seja lendo caderno, estudar parece um pouco mais óbvio do que a revisão, que é tão pessoal quanto a forma com que estudamos. Particularmente, eu gosto de estudar através dos meus resumos. Pego os resumos dos tópicos da semana e leio. Além disso, eu uso o filtro de "respondidas erradas" no QConcursos, para tentar de novo aquelas que eu errei e procurar entender o motivo do erro (se foi desatenção, se eu caí na pegadinha, se eu não conheço o conteúdo da lei). Vale a pena testar vários métodos e ver o que funciona para você.

  • Share:

Similares

1 Comentários

  1. obrigado por esse post, esse ano vou precisar muito pois vou começar os estudos para passar na OAB. obviamente vou querer prestar concurso, mas como sei que é dificil passar e não tem tido muitos concursos ultimamente pretendo me lançar como adv no setor privado

    as vezes me questiono pq eu não escolhi um curso mais fácil... a vida do estudante não é fácil

    bjsss
    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir