Diário de Concurseira | 2020: Semana 01


Semana 01
06.01.2020 a 12.01.2020

Com dois anos de formada já, 2020 é meu ano de colocar os estudos em dia e estar afiada para os concursos desse ano. Ainda que eu só complete três anos de prática em abril de 2021, esse é o momento de abrir mão de muitas coisas, para alcançar meu objetivo (Magistratura Estadual).

Estou estudando desde o segundo semestre de 2018. Nesse um ano e meio que já passou, foquei em montar um bom material de estudos, construir uma rotina de estudos e montar meu próprio cronograma. Estou com tudo quase do jeito que gostaria (tem algumas anotações que precisam de complementação, mas também, quem é perfeito?) e nessa primeira semana, comecei a colocar meu roteiro de estudos em prática.

Já achei problemas? Já. Mas eu sabia que teria problemas com minhas anotações em algumas matérias e que precisaria apelar para outros materiais em alguns momentos. Anotei todos os problemas no próprio roteiro e pouco a pouco vou corrigindo. Isso é um pouco difícil, porque sou muito perfeccionista, mas o que o concurso público tem me ensinado desde o ano passado é que tem momentos que é preciso passar por cima da imperfeição (como por exemplo fazer a marcação na cor errada na sua ficha-resumo), pois o intuito é estudar. O mais importante é estudar, não estar perfeito.

Sim, é difícil, mas é necessário se eu quiser alcançar minhas metas.

Tão difícil quanto passar por cima das imperfeições é lutar contra as distrações. Recentemente descobri que um dos meus pontos fracos - o que mais me faz procrastinar - é a bagunça (ou minha vontade de organizar algo). Gosto de arrumar coisas, gosto de colocar coisas no lugar, então encontrar uma gaveta bagunçada é mais divertido que estudar. Por causa disso, diminui a quantidade de coisas no meu campo de visão durante meu estudo e coloquei todas as coisas que eventualmente precisarei para estudar em uma única gaveta. Não as deixo em cima da mesa, porque se ficarem bagunçadas entre si, é distração para mim.

E assim se foi uma semana. Produtiva? Até foi. Consegui estudar todas as horas da semana com folga e deixar o domingo livre, como era o plano. Então estamos bem, por enquanto. 

Postar um comentário

0 Comentários