Tecnologia do Blogger.

Diário NaNo 2019

by - sábado, novembro 30, 2019



Eu já falei sobre o NaNoWriMo diversas vezes. Quem me acompanha sabe que novembro é um mês especial para mim por causa desse desafio. Apesar de historicamente novembro ser um mês conturbado [2017 estava prestando OAB e defendendo tese, 2018 estava em cartaz com um musical durante o mês todo], eu sempre encontrei um jeito para completar o desafio, mesmo sempre ficando para trás na meta.

2019 foi meu primeiro ano como ML [que é um representante da região brasileira no evento, fazendo a ligação entre os organizadores, que estão lá no EUA e os participantes brasileiros] e, apesar de imaginar que isso me traria stress a mais no mês de novembro, eu aceitei a missão de organizar e ajudar a região, mesmo que isso me tirasse tempo de escrita.

>> Leia também: Diário NaNo 2017




ALEATORIEDADES sobre Vênus em Aquário
○ A maioria das situação que a protagonista passa foram vividas por mim.
○ Todos os personagens são baseados em alguém que passou pela minha vida.
○ Nenhum personagem é 100% alguém, com exceção da protagonista. Todos os outros são misturas de diversas pessoas.
○ A protagonista (ainda sem nome) tem Vênus em Aquário.
○ Ela é a louca dos signos
○ Ela é bissexual e não é a única LGBT+ da trama
○ Tem sexualidade e outras formas de atração na trama
○ O casal principal não fica junto no final
○ A linha narrativa principal trata de responsabilidade afetiva
○ Tem várias referências a livro O Pequeno Príncipe, um queridinho meu
○ A personagem uma ligação forte com música e cita várias playlists que eu criei.




Playlist [Trilha Sonora]



[01]
Primeira coisa que fiz hoje foi setar o Google Drive tanto no meu computador quanto no notebook. Já tinha tomado pito do meu grupo de escrita... E precisava dar o exemplo né? (Lê-se 10 Dicas para TURBINAR seu NaNoWriMo).

Próxima tarefa: aprender a usar o Scrivener, que eu descobri hoje que está disponível durante este mês de NaNoWriMo!

Desisti do Scrivener por hoje. Primeiro vou resolver minha meta do dia, depois vejo isso!
PARTIU PRIMEIRA SPRINT!

Palavras escritas hoje: 3834


[02]
Chegamos ao dia 02, ainda sem nome para a protagonista - que por hora está sendo chamada com meu próprio nome. O Kick-Off de ontem foi ótimo e me deu algumas ideias novas que estou louca para implementar [SPOILER: vai envolver o Degradê].

Meu dia hoje não foi tão produtivo quanto ontem. Bati a meta, mas escrevi partes e parágrafos aleatórios e isso atrapalha minha produtividade...
Mas enfim. Ainda estamos com uma gordura para queimar.


[03]
Estou com meu primeiro block. Não estou muito longe da meta do dia (já foram 1.415 palavras hoje) e ainda estou acima da meta geral, mas não estou sentindo fluidez das palavras. Não é exaustão, mas hoje não está fácil! E eu queria chegar a 10k hoje :/

[04]
Quis reler conversas para me inspirar, mas  lembrei que perdi a maioria na troca de celular, uns dois anos atrás.

A notícia boa é que achei algumas coisas copiadas num caderno, porque dois anos atrás eu pensei em escrever a história deste ser. É DESTINO!

Palavras escritas hoje até agora: 2.052
E são 15h ainda! Posso estudar em paz e escrever mais um pouco mais tarde. Ficaria muito feliz se conseguisse chegar aos 12k ainda hoje (principalmente porque vou ficar sem escrever no final de semana)

Dia 04 - Parte Final: Não consegui chegar aos 12k de palavras, mas cheguei aos 11k. Estamos bem!
Tentei escrever uma das cenas mais importantes da história hoje, mas ela claramente não fluiu porque eu queria lembrar exatamente o jeito que aconteceu - e não lembrei! :'(


[05]
Seguimos escrevendo, mas com um leve problema de fluidez. A maioria dos meus diálogos está longe de ser o que eu quero. Ainda não encontrei as vozes dos meus personagens...
E percebi hoje que terei personagens demais! Não sei o que fazer!

PALAVRAS ESCRITAS: 2.000


[06]
Hoje eu li e reorganizei algumas partes do que já tinha escrito. Apesar de isto não ser recomendado, como meu processo de escrita é caótico, às vezes isso me ajuda a colocar as ideias no lugar. O importante é que não rolou nenhum backspace, apenas reorganização.

Fiz esta reorganização de manhã, então só consegui 300 palavras logo cedo. Como passei a tarde toda trabalhando na partitura da minha apresentação (que será em três semanas), quase achei que não iria conseguir completar a meta de hoje e já teria que usar palavras do outros dias.

Mas deu tudo certo e em uma horinha consegui escrever mais 1.700 palavras. Total de hoje: 2.007 palavras.
Amanhã é um dia complicado, então pretendo ir mais cedo para o curso, para já matar as palavras antes mesmo do sol raiar.


[07]
Vou resumir minha jornada de hoje em uma das frases que escrevi:
"No Instagram não tem play, tem publicar. Mas a sensação é a mesma."


[08]
Chegamos nos 20k! Estou orgulhosa de mim. Posso ir para o Rio de Janeiro tranquilamente, sem medo de não escrever nada nos próximos dias. Obrigada Deuses das Palavras por essa benção.
Boa noite!


[11]
Dois dias sem escrever já tiraram um pouco meu ritmo. Ainda estou bem a frente em quantidade de palavras, mas hoje senti uma dificuldade maior em escrever. Bati a meta, escrevi 2k, mas não estou satisfeita com o ritmo. Espero escrever mais amanhã.

A parte boa do dia é que coloquei a primeira referência ao Pequeno Príncipe. Ainda preciso trabalhar um pouco melhor a minha ideia, mas é sempre divertido falar desse livro (um dos meus favoritos da vida, por sinal).


[13]
Ontem acabei nem fazendo meu diário. Estava (e ainda estou) exausta de tanto estudar e escrever. Ontem eu sequer escrevi as 1667 palavras do dia. Escrevi apenas 1632. Poderia ter escrito mais, mas como ainda tenho bastante vantagem, preferi não forçar.

Hoje ainda estava com a sensação de cansaço. Acho que é porque escrevi cenas bem pessoais. Quase tudo é pessoal, mas foram cenas que envolvem sentimentos mais recentes, então dá um pouco mais de cansaço tratar de coisas que mal estão cicatrizadas.

Ainda estou com muitas cenas inacabadas, resultado do meu processo de escrita durante NaNo, que é completamente caótico, mas estou bem satisfeita com o que já tenho. Meu problema a partir de agora é que os personagens secundários começarão a aparecer e bom... são muitos!


[15]
Foram 6.5k de palavras escritas hoje. Foi intenso, mas foi divertido. Conseguimos fazer uma boa word crawl no chat do 
@NaNoBRoficial

Estou exausta, mas é uma exaustão boa. De ter conseguido fazer o meu melhor. Estou feliz com minha produção de hoje!


[16]
Teve WRITE-IN hoje e eu usei para fazer vários nadas! Escrevi apenas 50 palavras lá! Estava cansada do dia anterior, então me dei folga durante a tarde.
Mas quando cheguei em casa, escrevi a meta diária. Faltaram 500 palavras para chegar aos 35k que eu queria.. QUASE!


[17]
Hoje teve a segunda parte do WC que começamos na sexta-feira e o resultado foram 10.522 palavras escritas apenas hoje. Cheguei a 45k de palavras totais e tanto orgulho de mim que até lágrimas rolaram enquanto estava escrevendo.

As próximas e últimas 5k de palavras serão de finalização. Tudo que é essencial para essa história já está lá. Ainda faltam alguns amores [são muitos], mas eu cheguei a conclusão que os amores menores apenas entrarão depois, pois apenas ligarão os amores principais entre si.

Não poderia estar mais feliz com tudo que criei até agora. Ainda falta um pouco, mas já me sinto vitoriosa. Sinto-me orgulhosa de tudo que criei depois de tudo que passei. Hoje parece que tudo faz mais sentido. Todas as minhas me trouxeram até aqui - E ISSO É MÁGICO!



[18]
Escolhi tirar o dia para estudar [tanto pro concurso quanto pro violino]. Minha meta é terminar de escrever no dia 20, então não me forcei a escrever muito hoje. Coloquei 500 palavrinhas no papel apenas para não perder ritmo.

Também mandei uma mensagem para um amigo meu [que conheci 8 anos atrás] e pedi para ele recontar nossa história sob o ponto de vista dele. Quero usá-lo em um dos personagens! Estou esperando [ansiosamente] pela resposta dele.

[19]

Entre aula no cursinho e um ensaio fotográfico externo que durou 7h, não me sobrou muito tempo - nem saco - para escrever. Ainda consegui 1616 palavras, o que é ótimo. Significa que minha meta final de manhã ficou em menos de 3.000 palavras.
Quero muito fechar o NaNo amanhã! Que os Deuses das Palavras me deem essa benção magnífica. Seria muito meu sonho!

[20]
COMPLETEI OS 50K! É isso, Brasil! Ganhei o NaNo! 50 mil palavras em 20 dias.
Já terminei a história? Não! Falta bastante coisa. Eu tenho todas as cenas importantes escritas, mas faltam cenas de ligação e trabalhar na fluidez entre as cenas.
Falta também trabalhar no "diferencial" da minha história, no conceito por trás ela. Estou ansiosa para chegar nesse momento, mas para isso precisarei estudar um pouco mais e precisarei da famosa edição. Enquanto esse momento não chega, quero curtir o que de bom já construí.
Já que eu decidi que vou continuar trabalhando no Vênus nesses próximos dias, isso faz de mim uma overachiever no #NaNoWriMo

Mas como ser uma overachiever se eu não quero colocar uma meta de palavras para os próximos dias? Fica a dúvida.
Acho que vou tentar manter a minha meta diária, que segundo o site do NaNo está na casa das 2.500 palavras por dia. Se eu conseguir manter a média, consigo mais 25.000 palavras. Deve ser o suficiente para eu terminar de contar a história.
Eu queria tanto focar em estudar nos próximos dias. Acho que vou tomar essa decisão amanhã. Preciso dormirei o sono dos justos [e dos vitoriosos] e amanhã, de cabeça fria e sem a emoção de bater a meta master, eu decido o que é melhor para minha vida.


[Dia 21]

Escrevi apenas 355 palavras. Não estava com a menor vontade de trabalhar no texto hoje depois do dia cansativo que tive. Ainda tenho muita coisa para escrever, mas suguei muito de mim ontem. Preciso descansar um pouoc. Mas sábado está quase aí, com direito a Write-In e Copa da Casas [o que me lembra que ainda tenho coisas a resolver antes disso].



[Dia 22]
Não escrevi hoje. Estudei [porque estava precisando, falta menos de um mês pro concurso do TJRJ] e passei o dia resolvendo pepinos. Consegui deixar quase tudo pronto para o write-in de amanhã! Se os cosmos permitirem, amanhã conseguirei escrever um pouco.


[Dia 23]
O Word Crawl do Write-In me rendeu tranquilas 4.008 palavras. Eu achei que não conseguiria escrever nada, pois ainda estava me sentindo um pouco cansada da produção exaustiva do domingo, mas o poder de pressão de word crawl é algo de outro mundo. Precisei reler algumas coisas, mas foi divertido preencher os buracos que deixei enquanto escrevia loucamente.

[Dia 24]
Escrevi apenas 500 palavras, só para falar que escrevi algo.

[Dia 25]
Tive apresentação de final de ano do Conservatório, então não consegui me concentrar em nada. Nem mesmo dez palavras. Aliás, sequer abri o arquivo hoje. Acho que estou perdendo minha rotina de escrita.

[Dia 26]
Minha meta do dia era 10k de palavras pra Sonserina, mas claramente não consegui escrever 10k em um dia de novo. Precisaria de mais motivação do que apenas a copa das casas (como por exemplo terminar o NaNo o mais rápido possível, mas eu já tinha terminado). Mesmo assim, escrevi 3515 palavras. Tá ótimo!

[Dia 27]
Não sei se onde tirei mais quase 4k de palavras, mas escrevi pelo bem da Sonserina. Estou enchendo linguiça? OBVIAMENTE! E eu sei que muita das coisas que estou escrevendo serão apagadas daqui alguns meses, mas o que não fazemos pela contagem de palavras, não é mesmo?

[Dia 28]
Estava sem inspiração, então decidi usar minhas playlists. A de Vênus em Aquário não funcionou, até porque já tinha escrito todas as cenas que imaginei para cada uma das músicas que coloquei na trilha sonora, então apelei pra da Taylor, que, POR ÓBVIO, funcionou maravilhosamente!
Para quem não sabe, eu sinto uma conexão especial com a Taylor. Quando era mais nova, costumava brincar que ela roubava meus diários para escrever suas canções (imaginem quantas vezes meu coração foi quebrado). Considerando que ela escreve sobre seus relacionamentos nas suas músicas, nada mais justo que usá-la para me ajudar a escrever sobre os meus relacionamentos na minha história.

[Dia 29]

Acabou o NaNo pra mim! Escrevi muito mais do que imaginava e estou muito feliz com tudo que produzi! Não cheguei à meta não proposta de 75k, mas consegui escrever 71k de palavras e isso é muito mais do que imaginei que seria capaz. O NaNo nunca foi fácil para mim. Todos os (dois) anos que ganhei, foi na base do ódio, escrevendo loucamente nos últimos dias. Primeira vez que ganhei antes do tempo.





You May Also Like

0 comentários