Tecnologia do Blogger.

Dicas para Escritores: Como Escrever uma Cena

by - segunda-feira, fevereiro 18, 2019


O processo criativo funciona de formas diferentes para cada pessoa. Enquanto alguns preferem partir de uma folha em branco apenas com uma premissa, sem saber exatamente onde vão chegar, outros precisam de um mínimo de planejamento para conseguirem avançar na história.

Particularmente, eu gosto de misturar um pouco dos dois universos - quando me sinto a vontade, escrevo livremente e vejo onde as palavras chegam. Mas quando a inspiração está em baixa (sejamos sinceros, quase sempre), o que resolve é o planejamento de cenas.

Para planejar minhas cenas, eu uso o formulário abaixo:

Quem:
Onde:
Resumo:
Motivo para a cena:
Consequência:


◆◇◆◇◆◇◆◇◆◇


Eu colo o formulário dentro próprio arquivo da história, onde a cena deveria aparecer, e o completo da seguinte forma:


QUEM: Liste de todos os personagens que estão envolvidos na cena, mesmo aqueles que aparecem apenas no final.
Exemplo: Guilherme, Vitória e Vanessa.

ONDE: Defina onde ocorre a cena, sem grandes descrições. Se houver mudança de cenário durante a cena, coloque todas as locações e como os personagens mudam de lugar.
Exemplo: Sorveteria> bicicleta> Parque

MOTIVO PARA A CENA: Explique em uma frase quais são as motivações dos personagens.
Exemplo: Guilherme quer pedir Vitória em namoro, pensando que ela é Vanessa. Vitória quer contar que ele está saindo com a gêmea errada. Vanessa, que descobriu tudo, quer desmascarar a irmã na frente do rapaz.

RESUMO: Em um ou dois parágrafos, conte o que deve acontecer nessa cena. Utilize frases curtas e foque apenas nas ações importantes. Não se prenda a detalhes ou conectivos.
Exemplo: Guilherme compra flores e chega cedo a sorveteria. Vitória chega atrasada, pois pensou em não ir. Eles tomam sorvete, alugam bicicletas e vão para o parque. Eles caminham pelo parque e se sentam um pouco na frente do lago. Quando Guilherme pensa em pedir Vitória em namoro, Vanessa chega e conta que a irmã tomou seu lugar.

CONSEQUÊNCIA: Explique qual a consequência da cena. Entenda consequência como o que muda nas motivações dos personagens ou mesmo nas relações deles. A consequência pode ser ainda algo fático, por exemplo, uma cena de guerra causa a quebra de uma ponte, que impede com que os civis fujam do ataque.

◆◇◆◇◆◇◆◇◆◇

Depois de completar o formulário, eu penso nos diálogos que quero. Não os monto por completo, apenas escrevo falas soltas de narração - aquelas que eu julgar serem as mais importantes para o desenvolvimento da cena. Com as falas escritas, desenvolvo a CONSEQUÊNCIA do formulário em um parágrafo, assim tenho em mente onde quero chegar com a cena (o parágrafo final). 

Com tudo isso resolvido, pego o RESUMO e desenvolvo parágrafos para cada uma das frases e ações que criei. Muitas vezes, nesse momento a escrita começa a fluir naturalmente e acabo me desprendendo do método. Quando a inspiração não vem, trabalho em cada uma das ações individualmente. Terminados os parágrafos, começo a tentar ligá-los com as motivações dos personagens e as falas previamente escritas. Trabalho nesta última fase até estar satisfeita com a cena, adicionando e removendo coisas em cima da base já criada, até chegar no parágrafo final.


◆◇◆◇◆◇◆◇◆◇

Quem ai tem um método para escrever cenas e gostaria de compartilhar? Conta nos comentários, adoraria conhecer suas formas para criar uma cena.




You May Also Like

0 comentários