Inktober - 31 dias desenhando

terça-feira, setembro 25, 2018


O QUE É O INKTOBER?

O Inktober é uma iniciativa do ilustrador Jake Parker que incentiva artistas do mundo todo em um sistema de autodesafio cuja ideia consiste em fazer e postar um desenho à tinta por dia durante o mês de outubro. A ideia por trás do Inktober é observar o crescimento artístico durante o período bem como formar o hábito de praticar a arte todo dia.



As regras são poucas e simples:

1) Desenhe a tinta (pode fazer o rascunho a lápis primeiro)
2) Publique. Pode ser em qualquer mídia social ou mesmo no grupo de whatsapp da família. A ideia é compartilhar sua arte com alguém - qualquer pessoa.
3) Use as hashtags #inktober e #inktober2018
4) Repita 31 vezes.


Confira abaixo a lista oficial de temas para o #inktober2018


Basta jogar #inktober no instagram para achar diversas outras listas de prompts (algumas até temáticas). Se os temas oficiais não te agradarem, com certeza vai achar algo mais próximo ao seu estilo artístico. Não será por falta de opção que você vai ficar de fora do Inktober. De qualquer forma, os temas não são obrigatórios. Desenhe o que vier na cabeça.

PRECISO DESENHAR TODOS OS DIAS?

A consistência é importante e, de certa forma, é o objetivo maior do desafio. Contudo, o próprio Jake Parker sugere três formas de participação:

a. Maratona = um desenho por dia.
b. Meia-maratona = desenho dia sim, dia não.
c. Corrida dos 5 km = um desenho por semana.

É desafiador - e como qualquer pessoa que me conhece bem sabe, eu adoro projetos desafiadores. Se você é como eu, esta é a melhor das oportunidades para tirar a poeira dos seus cadernos de desenhos.


DICAS

(1) Planeje-se!
Se você não desenha há um tempo, comece a desenhar com alguns dias de antecedência para acordar os músculos. Se você trabalha ou estuda, provavelmente terá que usar os finais de semana para fazer seus desenhos, então planeje com antecedência o que quer desejar. Pesquise as referências, faça alguns esboços.

(2) Divulgue-se!
Não tenha medo de mostrar seu talento. A maior graça da brincadeira é conferir os diversos resultados que surgem de um mesmo tema. Utilize as hashtags do desafio para que outros participantes possam vê-las. 

(3) Prepara-se!
É claro que divulgar sua arte tem consequências. Esteja pronto para receber não apenas elogios, mas também críticas. Filtre o que merece ser considerado e o utilize como puder para desenvolver sua arte. Se for comentário de pura maldade, apenas ignore. Não perca seu sono por causa de haters.

(4) Divirta-se!
O mais importante é se divertir. Não encare o desafio como uma obrigação, mas como uma oportunidade de se descobrir como artista. Se não for gratificante, deixe de lado por ora e tente em outro momento, quando estiver mais aberto. Só é bom se você se divertir.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.