Lista de Leitura - 2018



Começo esse ano de 2018 com uma lista de leitura de tão somente 56 livros. Exato: 56 foram os livros que deixei acumular nos últimos dois anos, de forma que esse ano estou proibida de comprar qualquer livro (já estava proibida desde 2016, mas presentes de aniversário, de partida, de natal, solidão no exterior, tudo isso fez com que eu acumulasse mais e mais).
Não tenho certeza que vou conseguir ler todos até o final do ano, mas vou me esforçar para diminuir pelo menos em metade essa lista. Só posso comprar livros novos quando e se eu tiver um limite de dez livros a serem lidos em casa.

Hora de saber quais são os livros que estão na minha estante esperando para serem lidos. Eu os dividi em cinco blocos de onze livros, deixando um de fora, que é minha leitura atual (que começarei hoje). Os blocos nada mais são do que a ordem que vou ler - claro que vou seguir a ordem dos blocos, mas em cada bloco, não há uma ordem de leitura individual.



Leitura Atual
Thirteen Reasons Why






O bloco I ficou com os livros que quero ler com mais "urgência" - a maioria são livros das últimas aquisições (presentes de Natal e aniversário). Os mais antigo é o Sr. Segunda-Feira, que está na minha lista de leitura há mais de cinco anos (SHAME!).
Esse ano decidi finalmente ler a coleção do Senhor dos Anéis (me julguem, nunca li), então o primeiro deles (A Sociedade do Anel) vai também nesse bloco, assim como A Guerra dos Tronos, o primeiro volume da série As Crônicas de Gelo e Fogo. Os volumes subsequentes de cada uma das coleções vão um em cada dos próximos blocos, para me forçar a variar o gênero literário.
O único livro nacional desse bloco é Dias Perfeitos, do Raphael Montes - e devo dizer que estou ansiosíssima para lê-lo.


O bloco II conta com um clássico - A Revolução dos Bichos. Já ouvi tanto sobre esse livro - sobre o quanto é bom - e acho que cheguei na idade de que TENHO que lê-lo. É um clássico. Com a quantidade de livros que já li, chega até a ser uma vergonha que ele ainda estava na lista de não lidos.
O Código da Vinci é um dos livros que está na minha lista há gerações, mas sempre acabo colocando algo na frente. A Batalha do Apocalipse, o livro nacional desse bloco, por sua vez, é um daqueles que comecei a ler e abandonei no meio do caminho - principalmente porque estava naquela época de ler mais de um livro ao mesmo tempo.
Agatha Christie também está presente nesse bloco, com Os Crimes ABC.
Para meu prazer, coloquei duas distopias nesse bloco: Divergente (que já assisti o filme) e Battle Royale (que o tamanho me assusta desde que comprei).
Esse bloco tem um pequeno desafio: Emerald é um livro de fantasia em alemão! Eu o comprei enquanto estava em intercâmbio acadêmico e até comecei a lê-lo, mas com as provas da faculdade de lá, acabei não terminando. Mas como quero voltar a praticar meu alemão, quero terminá-lo, assim com os outros que comprei... É o mais fácil deles, por isso é o primeiro em alemão que aparece nos blocos.



O Colecionador de Lágrimas... Se eu contar que li 70% do livro e não terminei, ninguém acredita. E não foi porque o livro não era bom. É porque, como disse acima, estava numa fase de ler vários livros ao mesmo tempo, então frequentemente acabava de eu esquecer de terminar algo. Vergonha, eu sei. Mas eu já parei com isso.
Tem Bridget Jones sim - mas é Bridget Jones em alemão. Ai meu coração.
O Livro dos Títulos é o livro nacional do bloco III. Eu o ganhei de presente de aniversário e até agora não faço a menor ideia do que se trata. Ao que me parece, não é ficção - é algo mais como um digressão.
Oksa Pollock, por fim, é um livro de minha adolescência que não foi lido. Quem sabe finalmente? Será que chego até o final do bloco III ainda nesse ano?


Para ser sincera, não estou confiante que chego até o bloco IV ainda em 2018, mas tanto esse bloco quanto o bloco V existem como uma espécie de desafio... Como uma forma de dizer: sim, você consegue.
Identidade Roubada e Na Própria Carne foram livros da época em que eu estava buscando inspirações para um dos meus livros (o Roleta Russa). No final, acabando não lendo, até porque parei de escrever esse projeto e foquei em outro.
Le Petit Nicolas, como o próprio nome demonstra, está em francês e é um dos livros que eu deveria ter lido enquanto estava cursando Aliança Francesa, mas não terminei. Nicolas é uma graça, então até hoje ainda quero terminar.
Tem Agatha Christie aqui também, com Convite para um homicídio.


O último bloco tem alguns "restos". Não exatamente restos... Mas livros que nem lembro direito quando e porque comprei... Outros coloquei para que o último bloco não fosse o bloco da depressão (no sentido de "Não quero ler nenhum".
Tem livro em inglês (Dear Amy) e em alemão (Wenn du mich tötest). Tem As Crônicas de Gelo e Fogo e, por outro lado, tem Fallen.
Não há muito o que dizer sobre o último bloco. Só que espero que chegue até ele ainda nesse ano.

E ai? Quem tem uma lista de leitura para esse ano?
Já leu algum desses livros? Comenta ai e me conta.



8 comentários:

  1. Nossa, são muitos livros mesmo! Como eu era antes de você é puro amor! O morro dos ventos uivantes eu li e não gostei e a revolução dos bichos eu comecei a ler várias vezes e sempre parei, esse ano quero tentar de novo!

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Quantas dicas! ;)

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Éé minha cara, estamos no mesmo barco, assim como vc também acumulei muitos livros que deveria ter lido e assim tive que fazer uma lista para esse ano que já deu a largada. Percebi que ano passado comprei mais livros do que li, muiiitooo mais livros do que realmente podia ler, então esse ano a meta e ler pelo menos metade!! Haha
    Boa sorte para nós, adorei sua lista e as dicas até. Interessante essa ideia de separar por blocos, nunca havia pensado nisso antes..

    Parabéns e sucesso! Beijos!
    www.deixameser.com.br

    ResponderExcluir
  4. Boa noite :)
    como está?
    Eu gostaria de reler a trilogia de Senhor dos Anéis....vamos ver se consigo!
    Minha meta este ano é ler mais autores nacionais :)

    Beijos e tenha uma excelente semana
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua lista de livros, tem alguns que não conheço e vou procurar sobre. Eu pessoalmente não consigo fazer uma lista, sempre acabo lendo algo por fora, mas admiro quem segue. Este ano reduzi a meta para 30 livros pois como tenho estágio na faculdade vai ser dificil ler muito.

    Livrosrabiscando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Luisa, tudo bem?

    Eu amei esse post que você fez, pois nos permite conhecer todos os livros que você pretende ler no ano e adoro ver posts assim. Dos livros que você citou, posso dizer que "O Morro dos Ventos Uivantes" é maravilhoso, um dos meus preferidos da vida. Na sua lista também tem muitos outros livros que amo. Minha meta é ler 50 livro, mas acho que consigo chegar aos 100, igual ano passado rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Torcendo aqui para que vc consiga ler todos da sua lista.
    E vi que temos um gosto literário bem parecido <3

    Ano passado eu consegui cumprir a minha meta, mas esse ano eu nem estabeleci quantidade por medo de flopar rs.. Só consegui ler um livro até agora

    ResponderExcluir
  8. Também tenho mais de 50 livros para ler na minha estante, porém criei uma lista de leitura obrigatória para 2018 de apenas 12 livros, um para cada mês, lógico que não vou ler apenas os 12, mas já é um começo. Quanto a deixar de comprar, isso é complicado, mesmo porque participo de grupos de aniversário e de consórcios. Então a tendência é só aumentar a lista de livros para ler.
    Gostei do seu blog, amei seu post. Gostei da lista, são ótimos livros.
    Abraços.

    Ana Paula Medeiros Silva
    Diário da Leitura
    http://diariodaleitura1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.