Diário: Projeto NaNoWriMo - Parte I

By Luísa Scheid - domingo, novembro 06, 2016


NaNoWriMo é a abreviação de National Novel Writing Month, um projeto do Office of Letters and Lights que consiste em um mês de incentivo para a produção de livros, dando suporte motivacional para escritores do mundo inteiro.
O projeto funciona em modo de desafio: no período de um mês, o escritor deve superar a meta de 50.000 palavras. Ou seja, qualquer um pode vencer o desafio, desde que escreva as 50.000 palavras que, em uma formatação Arial, tamanho 12, equivale a aproximadamente 150 páginas.
É um sistema de auto-desafio, pois o autor não escreve para ninguém além dele mesmo. O livro não é digitado no site: o autor pode escrevê-lo na plataforma que preferir, até a mão, bastando manter sua numeração de palavras atualizadas. Ninguém lê o trabalho, apenas o próprio autor, como durante o processo criativo de qualquer obra, mas o desafio está lá para motivá-lo a continuar escrevendo, apresentando estatísticas de avanços e presenteando-o com selos por cada pequena vitória (consistente no número de palavras escritas).

Uma vez que vou participar do desafio este ano, decidi escrever paralelamente um diário, para registrar meu progresso e meus pensamentos durante o processo criativo. Quem sabe será útil em um futuro próximo (ou distante mesmo).

Diário: Parte I

01.11.2016
Decidi participar espontaneamente. Não tinha planejado participar, mas hoje lembrei que era 1º de novembro e que começava o NaNoWriMo. Sempre tive vontade de me desafiar, por que deixar para depois? Então, esse ano vai. Vamos ver o que vai sair dessa vez. Vou sair um pouco no atraso, pois não me planejei então não tenho nenhuma trama em mente. Poderia usar o Roleta Russa, mas meu trabalho com ele é revisão e não escrever, então não conta. Vou precisar começar algo do zero. Então, hoje só criei minha conta. Vou precisar de um ou dois dias para escolher o que vou escrever.

02.11.2016
Não escrevi e - confesso - também não parei e pensei na trama. Vai dar muito errado. O tempo passa muito rápido. Um mês não é nada. Preciso me focar nisso se quiser terminar o projeto. Não posso abandonar no primeiro dia.

03.11.2016
Abri minha pasta de projetos e meus olhos foram direto para um arquivo relativamente antigo chamado "CAMPANHA 12 OBJETOS". São anotações minhas de uma partida de RPG que eu comecei a mestrar com meus primos e meu ex-namorado baseado em D&D. Faz muito tempo que não escrevo nada de fantasia. Aliás, tenho vários projetos na minha pasta nesse gênero, mas acho que perdi um pouco do meu lado fantasioso depois dos meus quinze anos. Está mais do que na hora de abrir meu leque criativo. Coloquei esse projeto como o livro a ser escrito - e comecei com uma incrível marca de 20 palavras. Sensacional. Assim eu vou longe.

04.11.2016
Já tive minha primeira crise hoje. Não sei se quero escrever 12 objetos. A trama é relativamente complicada e perfeccionista que sou, vou me perder nos detalhes. Até porque recentemente (alguns meses atrás) dei uma organizada nos meus projetos e coloquei 12 objetos junto com outros dois projetos, também do mesmo universo, para serem trabalhados juntos. Vou precisar trocar de projeto. Trabalho em dobro. Que droga. Queria ter me preparado antes. O jeito agora é correr atrás do prejuízo.

05.11.2016
O dia começou melhor hoje. Decidi trocar o projeto. Aos invés de escrever sobre 12 objetos, vou trabalhar em outra trama que também estava na minha lista de espera, cujo título provisório é "Maldição dos Vampiros Gêmeos". Ainda está no universo fantasioso, mas está mais próximo do que eu geralmente escrevo (tirando o fato de ter vampiros como personagens principais). A parte boa? Estou mais confortável com essa história. A parte ruim? Já se foram cinco dias. Partiu escrever?


  • Share:

Similares

1 Comentários

  1. Eu troquei de projeto no dia 3 de desafio. Recuperei os três dias e alcancei a meta do quarto tudo no quarto dia. Só pegue algo que você realmente queira escrever e mande ver. O objetivo principal do nano é ganhar disciplina para escrever todo dia! Ainda dá tempo!

    ResponderExcluir